E quando eu não sei o limite de parar de fazer algo?
- Giovanna Bombonatti
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jul.

Essa é uma dúvida comum e pode ser difícil identificar sozinho(a) o que está acontecendo. Por vezes, você nem percebe o que está fazendo, é como se não tivesse controle das suas próprias ações. Nesses momentos, podem surgir pensamentos como: "vai ser só mais uma vez", "eu mereço isso", "eu não consigo resistir a isso" e "na próxima vez eu me controlo".
Você pode gastar dinheiro com compras ou apostas e isso está prejudicando sua vida financeira. Você pode beber e isso está interferindo nos relacionamentos com as pessoas que são importantes para você. Você pode comer sem perceber a quantidade e não se sente bem com isso. Você pode trabalhar além das horas para as quais foi contratado e isso está te deixando esgotado(a).
Em muitos momentos, as pessoas descontam em um objeto - como roupas, bebida, comida, trabalho, jogos e etc - quando estão sentindo algo difícil de lidar e até mesmo de compreender, de modo que buscam alguma coisa que ajuda a aliviar essa sensação. Porém, quando se dão conta do que está acontecendo, esse comportamento foi repetido tantas vezes que as pessoas não conseguem encontrar outras saídas, de maneira que se sentem encurraladas, como num beco sem saída.

A repetição desse comportamento pode estar te incomodando e gerando até mesmo sentimento de culpa e de que você está falhando ou não é forte, principalmente quando as pessoas ao seu redor te julgam e até se afastam de você. Muitas vezes você pode se sentir sozinho e sem rede de apoio, não é?
O caminho que podemos seguir juntos é o de olhar pro significado do que está acontecendo e pra função que isso tem na sua vida. A compreensão sobre si mesmo é importante e pode contribuir para que você tenha mais autonomia nas suas escolhas.
Ficou com alguma dúvida? Clique no botão abaixo para entrar em contato comigo!